Palavra de Vida de Abril: "Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse acesso" (Jo 12,49)
Pensamento do DIA: "Permanecer fiéis a Deus também nas críticas"

domingo, 22 de julho de 2012

Tributos a Dorgival



MENSAGEM DE Voluntários de Juiz de Fora (MG)

Assegure à família do Dorgival a certeza de nossas orações e unidade no momento em que ele vai ao paraíso.

Rogério Ciccarini

Voluntários de Juiz de Fora (MG)







MENSAGEM DO Centro Mundial dos Voluntários

Tradução: Rui Salvati

Juntos confiemos o nosso Gonçalves a Maria, para que o acolha imediatamente no Paraíso, junto a Chiara e a todos os nossos que já chegaram.

Se for possível, faça chegar as nossas saudações, assegurando as nossas orações à família de Gonçalves.

Aguardamos para breve o seu perfil, acompanhado de uma foto recente e bonita.

Sempre juntos, Paolo, Silvio e todos do centro.



MENSAGEM ORIGINAL (em italiano, direcionada a Mario Canille)

Carissimo Mario buona giornata e grazie per il messaggio.

Insieme affidiamo il nostro Goncalves a Maria che lo accolga subito in Paradiso, insieme a Chiara e a tutti i nostri già arrivati.

Carissimo Mario se ti sembra e ti è possibile, fai giungere i nostri saluti con l'assicurazione delle nostre preghiere alla famiglia di Goncalves.

Presto aspettiamo un suo bel profilo, insieme ad una sua bella foto recente.

Ancora grazie carissimo Mario.

Sempre insieme, Paolo, Silvio e tutti del centro



MENSAGEM DE – Paulo/Lajedo
Passei a conhecer o Dorgival a partir daquele testemunho que foi dado no último encontro dos Voluntários, entre ele e o Pedro. Não ficou dúvida que foi um grande homem, acima de tudo um grande Cristão.
Com certeza seus familiares e amigos sabem que o mesmo já se encontra no Paraíso. E isso é o que nos conforta.

Paulo/Lajedo

MENSAGEM DE Lucas - Caruaru
Caríssimos,
A primeira vez que ouvi falar do Ideal foi através de um voluntário, Orlando Cadete de Olinda, policial que foi asassinado há alguns anos. Na época morávamos na casa paroquial de São Bento do Una. Ele costumava conduzir um momento de reflexão da Igreja Matriz, logo cedo da manhã, usando textos dos primeiros livros do Ideal, entre eles Meditações. Era o ano de 1967 e ele me convidou para as primeiras Mariápolis de Garanhuns, mas eu não fui, ressabiado que estava por quase sete anos de internamento no Seminário.
Quando fui transferido do Banco do Brasil de São Bento para Garanhuns, trabalhei durante alguns anos com Márcio, filho de Dorgival. A primeira vez que ele me falou do pai, disse-me: "Meu pai é um dos chefes dos focolarinos de Alagoas". Tornei-me grande amigo do Márcio e com ele fiz a primeira viagem internacional pela América do Sul. Visitamos 5 países em 32 dias e aprofundamos a nossa amizade. Nessa época, vivendo uma crise de afastamento da igreja, conheci uma aluna -- eu também era professor no Colégio Municipal de Garanhuns -- que veio se queixar da nota baixa que havia tirado numa prova de Língua Portuguesa. Terminei namorando a aluna, que vim saber depois que se tratava de uma Gen e hoje é minha esposa Terezinha. Ela foi a segunda pessoa que me falou da Obra e que com seu exemplo de vida me fez voltar a frequentar a igreja.
Quatro anos depois, eu e Márcio fomos transferidos para o Banco do Brasil em Recife. Embora trabalhássemos em agências diferentes, decidimos morar no mesmo apartamento, no Edf. Suape, na avenida Conde da Boa Vista. Foi nesse período que conheci Dorgival. Ele vinha quase toda segunda-feira de Maceió para se encontrar no focolare de Recife e dormia em nosso apartamento. Ele me convidou mais de uma vez para ir à rua Mal. Deodoro, 311, na Encruzilhada, para conhecer a sede do focolare. Eu nunca fui, mas ficava admirado com a atitude daquele senhor, de vir de tão longe para vir a uma reunião em Recife. Vendo depois o exemplo de Francelino, meu colega de trabalho, que saia do Banco muitos dias direto para o focolare, resolvi saber a razão dessa atração e terminei fisgado pela presença de Jesus em meio àquele grupo.
Quando me transferi para o Banco do Brasil de Caruaru, pensei que havia chegado a hora de me livrar desse grupo de "santos", pois ainda não estava bem convertido à nova vida. Na nova cidade quem me acolhe é Tota e por alguns anos vou ser membro de seu núcleo. A ele, o focolarino Zé Pereira -- vim a saber depois !! -- já havia recomendado: não solte este rapaz, até que ele se engaje.
Os voluntários de Deus foram tão presentes na minha vida, que eu -- mesmo com minhas limitações -- estou tentando ser voluntário, mirando-me nos exemplos dessas colunas que já nos deixaram: Orlando, Dorgival, Francelino e Tota.
Na Unidade.
José LUCAS da Silva
Caruaru (PE)

MENSAGEM DE Saad Zogheib
Caríssimo Ivanaldo e toda a família da Obra no Nordeste:
Uno-me a todos voces nesse momento da chegada de Dorgival ao Paraiso. Foi uma das figuras mais marcantes que eu conheci juntamente com Francelino, Edeval de João Pessoa, e outros gigantes da Obra ai no Nordeste. Vamos pedir logo a ele graças especiais para que nasçam muitas vocações à Obra e ao Focolare.
Aos familiares os meus sentimentos e a minha unidade,
Saad

MENSAGEM DE Kleber - Itália
A toda família e comunidade de Maceió.
Ao receber a notícia da partida de Dorgival ao Paraíso, muito além da dor que todos sentimos, è mais forte e clara a certeza de ter vivido realmente com um apostolo da Unidade, uma alma que viveu continuamente e intensamente a corrida à santidade, e com sua força e juventude nos gerou e nos impulsionou muitas vezes a caminhar ao seu lado. No final do ano dedicado a Palavra, è um fruto maduro, fiel ao Evangelho, empenhou-se em ser a Palavra, verbo no Verbo e agora retorna definitivamente à Palavra levando consigo tantos frutos que nós conhecemos e podemos testemunhar.
Unido a cada um nesta oferta ao Pai,
Kleber Moreira
Campogiallo - Loppiano
Cassela Postale 63
50064 Incisa Valdarno (FI) ITALIA

MENSAGEM DE Moises Zarzar
Eu e gilce o conhecemos em garanhuns.
Realmente uma pessoa fantástica.
Um espírito especial.
Moises Zarzar

MENSAGEM DE ROBERTO-RECIFE
Pessoal,
Acabei de receber a noticia de que nosso querido Dorgival, de Maceio, partiu para o Paraiso hoje de madrugada.
Ele, como Francelino e tantos outros, teve um papel muito importante na minha formacao de voluntario.
Desde quando eu era Gen, Dorgival foi um dos que me serviram de modelo.
Temos mais um amigo no Ceu que podera nos ajudar nos belos desafios de nossa Santa Viagem.
Dorgival, com sua profunda humanidade, harmonizada com a solenidade que so decadas de caminhada sintonizado com a vontade de Deus de cada momento presente pode dar, me ajudou muito a descobrir a beleza da minha vocacao na Obra de Maria: Ser Voluntario.
Imagino a festa com Chiara, Ginetta, Francelino, ...
Roberto

MENSAGEM DE Valdemir - Dema
Realmente, foi uma vida de Luz para muitos.
Estamos unidos, com todo o meu focolare,
a todos vocês e de modo especial ã família.
Na certeza do Paraíso,
Dema e Focolare de Porto Alegre.

MENSAGEM DE ANDREA E PICCOLO
A toda a Família do Movimento dos Focolares e à Família do nosso querido Dorgival. Eu e Piccolo estamos no Recife e, ao saber da notícia, nos colocamos imediatamente diante de Deus, em ação de graças pela vida e o exemplo deste nosso "gigante no Ideal".
Recordamos as últimas participações dele no Conselho da Obra em Alagoas, na experiência inovadora do Focolare Temporário, as ocasiões em que nos encontrávamos com ele na missa, nos vários momentos de comunhão, na comunidade.
Dorgival sempre nos transmitiu a radicalidade no Amor, na vivência do Evangelho. Gostaríamos de transmitir à sua família natural, a nossa gratidão e a nossa solidariedade. Como seus "filhos" e "irmãos", no Carisma, também sentiremos saudades, embora sabemos que, a partir de agora, poderemos estar com ele, todos os dias, em Jesus Eucaristia...
E à sua família sobrenatural, redeclaramos a nossa unidade, para que sejamos todos SANTOS como Chiara, em Deus, nos convida a ser: no cotidiano, dos pequenos gestos, para que, nos momentos extraordinários, tenhamos a chance sê-lo também.
Que quando Maria vier nos buscar, estejamos prontos como Dorgival, e cheguemos logo ao Paraíso, para o nosso encontro definitivo com a Trindade.
Renovemos o PACTO! Firmes, na fidelidade ao Ideal...
Andréa e Piccolo

MENSAGEM DE EDJONHSON – RESPONSAVEL VOLUNTÁRIOS-NE
MUDANÇA DE ENDEREÇO DO NOSSO APÓSTOLO DORGIVAL
Hoje Deus chamou de volta ao seu convívio o nosso querido Dorgival e não digo que ele morreu e sim que mudou de endereço, porque quem se dedicou tanto ao Reino Divino, não morre jamais, muda de morada, volta para o seio do eterno Pai. É assim que tenho me referido à morte dos cristãos autênticos, nos últimos tempos, como uma mudança de endereço.
Se olharmos a história de Dorgival veremos que ele dedicou quase toda sua vida à difusão desse reino divino, procurando sempre ser fiel à vontade de Deus, seja ela significada ou de beneplácito, para ele a sua própria vontade não tinha a menor importância se não coincidisse com a de Deus. Por onde ele passou plantou a semente do amor ao próximo formou pessoas e comunidades, abraçou e carregou a cruz de cada dia, via em cada ser humano a imagem do próprio Cristo e por isso amava cada um de modo concreto e específico, soube se preparar como poucos, para este momento de conclusão da sua missão terrestre.
O apóstolo Paulo dizia: “Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”, tenho a impressão de que em muitos momentos de sua vida, nosso querido Dorgival poderia ter dito o mesmo, dado a sua profundidade evangélica e a sua sabedoria divina, de modo bem especial quando fazia seu trabalho de apostolado levando o ideal da unidade, para os lugares mais diversos e distantes como foi o caso da cidade de Luziápolis.
Por tudo isto, eu afirmo sem medo de errar, que Dorgival foi aqui entre nós um grande apóstolo, por isso o céu está em festa para recebê-lo, e será recepcionado com aquela tapinha na palma da mão, que ele dava quando se encontrava com os jovens e se tornava um deles.
Aos seus familiares e amigos, bem como a todos(as) os meus irmãos do Movimento dos Focolares deixo a minha solidariedade nesse momento tão especial e peçamos juntos ao nosso eterno PAI, a graça de sermos perseverantes no ideal assim como foi nosso grande apóstolo Dorgival.
Muito obrigado Dorgival. Valeu!
Edejonhson da Silva Pinto(JONHSON)

MENSAGEM DE IVANALDO, CAPO ZONA DA REGIÃO NORDESTE
Mariápolis Santa Maria, 21 de julho de 2012
Tributo a Dorgival,
O Paraíso em festa!!
Queremos fazer chegar a todos os familiares e amigos, bem como a família da Obra em Alagoas, a nossa solidariedade e conforto, para esse momento tão solene que é a chegada de Dorgival no Paraíso.
Nunca agradeceremos suficientemente a contribuição e presença dessa figura que transmitiu com radicalismo no amor a vivencia do Evangelho, em todos esses anos, sustentando e ajudando muitos de nós, com a sua presença paterna e amorosa.
Estamos seguros que Dorgival já se encontra no Paraíso com Jesus e todos seus familiares que já se encontram no céu, todos os santos e com Chiara, que ele seguiu e amou como um verdadeiro apóstolo da unidade. A família do movimento dos focolares, que já se encontra no paraíso, estão jubilosos e radiantes com esse presente que chegou entre eles.
Certos de que do Paraíso Dorgival agora poderá seguir e velar por cada um de nós mais que antes. Pedíamos desde já ao eterno Pai que nos conceda as graças necessárias, através Dorgival para que possamos ser fieis ao Ideal, como ele, até o fim.
Unidos à comunidade focolare, aos familiares e amigos por esse grande dom aos céus!!
Ivanaldo e todos os focolarinos do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui